Busca rápida
barra
Busca detalhada

Home > Artigos > Saber vender é o primeiro passo para um negócio de sucesso


Saber vender é o primeiro passo para um negócio de sucesso

*Por David Portes

Ter um negócio bem-sucedido envolve uma série de habilidades, mas a primeira, sem dúvidas, é saber vender. E para ser um vendedor de excelência não é preciso nascer com um dom. Com esforço e dedicação, pode-se adquirir as competências necessárias.

Agora que você já sabe a necessidade de aprender a vender, listo abaixo 6 dicas para ser um grande vendedor.

1) Seja paciente e cauteloso. Na maioria das vezes, vender é um processo longo e árduo. Quanto maior o negócio, maiores serão as dificuldades e a demora para sua efetivação. Entretanto, há um aspecto extremamente positivo: você terá mais tempo para construir bases sólidas para cultivar relacionamentos duradouros com seus clientes.

Se você deseja se destacar em ambientes cada vez mais competitivos, deve cultivar a paciência: vender é uma maratona, não uma corrida rápida.

2) Venda o tempo todo. Você está sempre vendendo. Seja ao lançar um novo conceito para o mercado, procurar novos parceiros de negócio ou enfrentar o medo de empreender para atingir um objetivo lucrativo e arriscado.

Bons vendedores sabem que tudo pode ser resumido a isso: você tem algo para vender e precisa convencer outra pessoa a comprar. Essa consciência permite que eles aproveitem toda e qualquer chance de sucesso. Faça isso você também.

3) Faça do “sim” a escolha lógica e emocional. Para fechar uma venda, geralmente é necessário colocar em prática não apenas uma, mas um verdadeiro conjunto de habilidades.

Na maior parte do tempo, você não estará vendendo, no sentido literal, mas cultivando relacionamentos, ouvindo as necessidades dos seus clientes, dialogando, investigando novas soluções, etc. Se tudo isso puder ser feito de forma natural e consistente, o “sim” do cliente se tornará, ao mesmo tempo, sua escolha lógica e emocional.

4) Aproveite todas as oportunidades. Uma chamada fria (cold call), por exemplo, não deve ser vista como um desperdício de tempo. Ela significa que você acredita que há uma oportunidade real, além de ser o primeiro contato não solicitado com uma empresa ou indivíduo.

Uma vez que se identifica corretamente um cliente em potencial, o bom vendedor não hesita e utiliza tudo o que sabe na tentativa de fechar a venda. Essa determinação é fundamental para que você atinja o sucesso. Do contrário, perderá um tempo precioso e contatos valiosos, podendo, até mesmo, prejudicar sua reputação.

5) Conheça a fundo seus clientes. Um bom vendedor não avança em uma abordagem de vendas sem antes saber com quem está interagindo: qual a necessidade, motivação e desejos do cliente.

Portanto, é imprescindível que você faça o que puder para obter o máximo de informações possíveis antes de abordar o cliente. Dessa forma, você poderá desenvolver uma estratégia que realmente faça sentido e seja efetiva.

6) Saiba ouvir cada cliente. Na tentativa de fortalecer o relacionamento com o cliente, muitos vendedores transmitem arrogância. Isso acontece pela vontade de se mostrar confiante e conhecedor dos produtos que vende. Mas a falta de humildade em ouvir o que o cliente tem a dizer é muito prejudicial, pois a opinião dos consumidores pode ajudar a corrigir erros e agregar valor ao negócio.

Saber vender será útil em diversas áreas da sua vida. Quando você domina a arte da venda, adquire um conjunto de habilidades valiosas para as mais diversas situações. Afinal, você aprende a ouvir melhor, a fazer as perguntas certas, a construir relacionamentos e lidar com a rejeição.

* David Portes é palestrante motivacional, de marketing, empreendedorismo e criatividade de vendas. Iniciou sua trajetória em 1986, como camelô, no Rio de Janeiro, e hoje já contabiliza mais de 1.500 palestras realizadas no mundo todo. É autor dos livros “David: Uma Lição de Vida e de Marketing” e “O Segredo do Sucesso”. Como empreendedor, fundou as empresas Talk About, D!Marketing, AD POP e Investicomm.


Fonte: RZT Comunicação



Outros artigos:

É tempo de ajustar os custos

Planejando estrategicamente seu negócio para 2017

Como fidelizar clientes através do atendimento mágico?




Compartilhe:




Comente