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Atualização da logística de marketing promocional

Por Alessandro Candiani*

As campanhas promocionais de vendas movimentam o mercado de logística.

Hoje em dia, quando se fala em logística, logo se pensa na entrega de produtos relacionados ao comércio eletrônico, mas esse mercado também é bastante movimentado quando a logística é referente a marketing promocional, que é um trabalho ainda muito desenvolvido por empresas para campanhas de promoção de vendas.

São várias as etapas da logística promocional, que se iniciam com o recebimento do material e depois passam pela armazenagem, gestão de estoque e abrangem até a montagem de kits, transporte e entrega. Os consumidores ou público-alvo recebem em suas casas, no Brasil inteiro, o material de divulgação em forma de revista customizada, folders, brindes, ou entre outros.

O setor logístico de material promocional mantém uma demanda constante devido a importância e eficiência deste tipo de ação, e também em razão dos grandes eventos esportivos, como a recente Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos, que acontecerá daqui há 2 anos também no Brasil. As empresas estão buscando inovações e projetos logísticos que mantenham a marca viva na mente de seu público-alvo.

Um exemplo recente deste estilo de ação foi desenvolvido pela FAST SHOP, rede de lojas de eletrodomésticos e eletrônicos. De foco na Copa do Mundo, foram distribuídos inúmeros brindes para os clientes de todo território nacional contendo camisetas do Brasil, chinelos Havaianas e volantes de videogame Lenovo para os clientes que compraram determinada quantia ou determinados produtos. Para concretizar esse trabalho com êxito houve uma parceria com uma empresa de logística que se encarregou de gerenciar a entrega dos brindes e toda a gestão logística desses presentes para os torcedores da seleção brasileira durante o Campeonato Mundial.

Mas, durante todo o processo de distribuição de diferentes campanhas, as operadoras logísticas de material promocional precisam ser realmente parceiras e trabalhar atentas contra o tempo. O sucesso de uma ação deste tipo depende também da pontualidade, não podendo se admitir prazos que não são cumpridos. É por isso que como em todo tipo de serviço contratado é preciso calcular o risco e a idoneidade da empresa contrata, o serviço, e também o histórico de ações no mercado e o comprometimento tanto com o prazo quanto com o cliente.

Este trabalho não inclui apenas a entrega domiciliar ao cliente ou consumidor, envolve também o envio de material a pontos de vendas espalhados por todos os estados do Brasil. Eventos para esse tipo de ação de logística de marketing promocional é o que não falta, como no Dia das Crianças, no Natal e em tantas outras datas importantes, e também quando acontecerem grandes eventos relevantes como os Jogos Olímpicos de 2016, evento que será sediado no Rio de Janeiro.

Para realizar projetos como este é necessário buscar a melhor e mais competente forma para colocá-los em prática, levando em consideração diversos fatores como planejamento, organização e controle para gerar resultados.

*Alessandro Candiani, atua há cerca de 18 anos no segmento de logística, é executivo da MTLOG


Fonte: estilo press



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